Menu

Refugiados e Migrantes

A UFPR desenvolve diversos projetos focados na integração social e reingresso acadêmico de refugiados e portadores de visto humanitário. Para participar destas atividades o interessado deverá obrigatoriamente possuir um visto de refugiado ou humanitário.

O refúgio é aplicado a pessoas que deixam seus países de origem sob fundado temor de perseguição ou em situações de conflito armado, sendo regido por uma convenção internacional de 1951.

O visto humanitário pode ser aplicado a essas mesmas situações, mas também a vítimas de crises econômicas e ambientais – categorias não contempladas no refúgio. Este tipo de visto é concedido pelo Itamaraty e o Ministério da Justiça e é regido por leis brasileiras, como a Resolução Normativa nº 97, de 2012, (para os haitianos) e a Resolução Normativa nº 17 de 2013 (para os sírios).

Em uma inciativa pioneira, a UFPR desenvolveu o Política Migratória e a Universidade Brasileira, um programa de extensão que tem como principal objetivo o acolhimento de migrantes e refugiados em Curitiba e região. Esse projeto oferece à migrantes e refugiados, de diferentes nacionalidades, diversas atividades, como aulas de português, assessoria e orientação jurídica, aulas de informática, atendimento psicológico, aulas de história de Brasil, entre outras.

Atendimento ao migrante e refugiado:
UFPR – Campus Santos Andrade, sala 28
Horário de atendimento: de segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 20h.
Tel.: (41) 3310-2760

Email: pbmih.ufpr@gmail.com

Para outras informações acesse aqui o site do programa.

Editais

CAPA: Edital de serviços de tradução e revisão (2024/1)

MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: Chamada Regular (Saída 2025/01)

Ver mais

Redes

Tordesilhas


AUI nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Agência UFPR Internacional I AUI
Rua Dr. Faivre, 405, 2º andar
Fones: (41) 3360-5465 (secretaria e acordos) / 3360-5474 (mobilidade)
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR