Todo estudante de graduação da UFPR que realizará atividades de Mobilidade Acadêmica, independentemente do programa (institucional, convênio bilateral, iniciativa própria etc.), deve solicitar o registro de mobilidade junto ao Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UFPR. Essa solicitação é fundamental para garantir a manutenção do vÃnculo institucional com a UFPR durante o perÃodo de estudos na universidade de destino.
Atenção: Estudantes com o curso trancado perdem o status de vÃnculo ativo com a universidade e, portanto, não estão autorizados a participar de mobilidade acadêmica.
Procedimentos para Solicitação do Registro de Mobilidade
A solicitação deve ser encaminhada via processo SEI pela Coordenação de Curso ao setor UFPR/R/GAB/ERI, com a seguinte documentação obrigatória:
- Formulário de registro de mobilidade;, devidamente preenchido e assinado pelo coordenador(a) do curso;
- Carta de Aceite da instituição de destino, contendo as datas exatas da mobilidade;
- Edital do Programa de Mobilidade, ou outro documento oficial que comprove a divulgação pública da oportunidade;
- Resultado da Seleção, publicado em edital ou comunicado oficial (e-mail, carta, etc.);
- Despacho da Coordenação de Curso, concedendo anuência à participação do estudante. Caso a coordenação opte, essa anuência pode ser deliberada via colegiado do curso.
Informações Importantes e Documentação Complementar
- A matrÃcula em disciplinas regulares durante o perÃodo de mobilidade só poderá ser realizada com autorização prévia da Coordenação de Curso.
- Para que o registro em mobilidade seja realizado, o aluno não pode possuir matrÃculas ativas no semestre de solicitação do registro.
- O ERI não faz cancelamentos de disciplinas, isso é prerrogativa da Coordenação.
- Estudantes selecionados por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional devem apresentar o  Termo de compromisso de mobilidade acadêmica, assinado.Â
- Ao chegar à universidade de destino, o estudante do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional deve enviar ao ERI um dos seguintes documentos:
- Declaração de chegada, assinada por representante institucional da universidade estrangeira;
- Comprovante de MatrÃcula emitido pela instituição anfitriã.
Comunicação Institucional
Durante o perÃodo de intercâmbio, os estudantes são incentivados a compartilhar suas experiências. Caso publiquem conteúdos nas redes sociais, sintam-se à vontade para marcar o perfil do ERI no Instagram: @ufprinternacional.