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Registro em Mobilidade Acadêmica

Todo o aluno UFPR que sai em Mobilidade Acadêmica, independente do Programa, deve entregar ao Escritório de Relações Internacionais, antes de sair do país, o formulário de solicitação de registro em Mobilidade Acadêmica, devidamente assinado e carimbado pelo seu Coordenador de Curso, juntamente com a carta de aceite da Universidade de Destino, para garantir o vínculo com a UFPR durante o período dos seus estudos na universidade de destino.

Conforme descrito no mencionado documento, durante a mobilidade, o aluno deverá estar vinculado em Mobilidade Acadêmica junto ao SIGA; qualquer matrícula em disciplinas regulares deverá ter a autorização da sua Coordenação de Curso.

Formulário de solicitação de registro em Mobilidade Acadêmica (Alunos Mobilidade UFPR, AUGM, ANDIFES/PARANAENSE, MARCA e outros)

*Para os alunos do Programa Mobilidade Acadêmica Internacional, ainda há o termo de compromisso de mobilidade a ser entregue juntamente com solicitação de registro em Mobilidade Acadêmica:

Termo de compromisso de mobilidade acadêmica.

O formulário de vínculo em Mobilidade Acadêmica e do termo de compromisso devem ser entregues ao ERI antes da saída do aluno, por e-mail ou via processo SEI, aberto na Coordenação de Curso.

Os processos deverão ser encaminhados via processo SEI para o ERI.

Por último, após chegarem na Universidade de acolhimento, os alunos devem enviar a declaração de chegada, assinada por um representante da Universidade:

Declaração de chegada

Caso realize postagens durante seu intercâmbio, sinta-se à vontade para “marcar” nosso IG: @ufprinternacional.


ATENÇÃO – Para alunos com saída em editais que não foram publicados/geridos pelo ERI:

Os alunos que estiverem participando de outros editais, que não foram publicados ou geridos pelo ERI, só serão registrados em mobilidade acadêmica anexando ao processo SEI:

1) solicitação da Coordenação de Curso para registro em Mobilidade Acadêmica;

2) justificativa da coordenação de curso, reconhecendo a legitimidade do programa (explicar qual o edital ou o modo como o aluno foi selecionado/aprovado, reconhecendo a relevância do programa e anuindo com a mobilidade internacional);

3) edital de seleção (se houver) – na ausência do edital, solicitar ao aluno que anexe a página ou publicação que faça menção ao programa de mobilidade internacional;

4) edital de resultado da seleção – na ausência do edital de resultado da seleção, anexar e-mail ou comunicação notificando a aprovação do aluno no referido processo;

5) demais documentos descritos acima (formulário de solicitação de registro em mobilidade acadêmica, etc.).


Editais

ERASMUS+: Edital de Seleção Mobilidade Discente de Pós Graduação PPGL/UFPR

ELAP: Edital de seleção interno de mobilidade de pesquisa (Saída 2025/2)

Comunicado ao alunos MITACS

Solicitação de Histórico (Envio Internacional)

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