Emerging Leaders in the Americas Program – ELAP

O programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é uma iniciativa governamental do Canadá que anualmente concede bolsas para intercâmbio gratuito no país a estudantes provenientes de países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Destinado a estudantes matriculados em instituições de ensino superior brasileiras, podem participar do ELAP estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

No caso da graduaçao, há três modalidade de intercâmbio: pesquisa, estágio e ensino. Em todos os casos, os participantes passam de quatro a seis meses no Canadá, retornando posteriormente ao Brasil para concluir seus estudos. No caso de estudantes de graduação, é requisitado que exista um acordo de cooperação entre a instituição brasileira do candidato e a instituição canadense desejada.

Já no caso de candidatos de pós-graduação, o aluno deve encontrar um professor canadense que o aceite, sendo que o aluno pode buscar uma nova ou já existente colaboração entre professores das respectivas universidades. Os critérios de seleção para o ELAP incluem a relevância da pesquisa a ser realizada no Canadá, os benefícios para a instituição de origem e canadense, a relevância dos laços estabelecidos durante o intercâmbio, bem como critérios específicos estabelecidos pela instituição canadense para sua própria seleção. Vale ressaltar que o programa prioriza candidatos que ainda não receberam auxílio anteriormente.

Para os alunos de graduação, a AUI realizada, anualmente, de acordo com as solicitações dos parceiros canadenses da UFPR, um processo seletivo interno para selecionar alunos que serão nomeados às universidades canadenses com a possibilidade concorrer a bolsa ELAP. Editais lançados:

Edital 2024/2025

As bolsas para intercâmbio no Canadá gratuito têm duração de quatro a seis meses, com valores que variam de de 8.200 dólares canadenses a 11.100 dólares canadenses (edital 2023). Esses montantes englobam despesas como passagem aérea, visto, seguro-saúde, livros e moradia.

Mais informações no site do Programa: https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng