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Acolhimento e Trajetórias Acadêmicas

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é reconhecida nacionalmente pelo compromisso com a inclusão, a equidade e a defesa dos direitos humanos no ensino superior. No campo da migração forçada e mobilidade acadêmica internacional, a UFPR desenvolve, desde 2013, políticas e ações voltadas ao acolhimento e à integração de pessoas refugiadas, migrantes e portadoras de visto de acolhida humanitária.

A universidade é signatária da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) desde 2013, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), fortalecendo seu papel de referência nacional na temática.

Marcos normativos que sustentam essa atuação

  • Resolução nº 02/2016 – CEPE: estabelece normas para a revalidação de diplomas de graduação emitidos no exterior, possibilitando o reconhecimento de formações acadêmicas de pessoas migrantes e refugiadas.
  • Resolução nº 63/2018 – CEPE: cria vagas suplementares no vestibular para pessoas em situação de refúgio, assegurando o acesso diferenciado ao ensino superior.
  • Resolução nº 10/2019 – CEPE: permite a ocupação de vagas remanescentes do PROVAR por estudantes refugiados(as), promovendo o melhor aproveitamento das oportunidades formativas.
  • Resolução nº 56/2019 – CEPE: institui o Programa de Formação Suplementar, com ações de acolhimento acadêmico e apoio à integração universitária de migrantes e refugiados(as).

Essas medidas consolidam a UFPR como referência nacional no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população em situação de migração forçada, promovendo inclusão com dignidade e respeito à diversidade.

Estrutura e frentes de atuação

Em 2025, com a reorganização administrativa do ERI, foi criada a Coordenadoria de Acolhimento e Trajetórias Acadêmicas de Estudantes Internacionais e Migrantes. Este setor é responsável por articular, fortalecer e acompanhar as políticas institucionais voltadas a estudantes migrantes e refugiados(as), oferecendo suporte desde o ingresso até a conclusão do curso, em parceria com diferentes áreas da universidade.

O trabalho da Coordenadoria se integra a uma rede institucional mais ampla, que inclui projetos como a Sala 28 – espaço de referência no atendimento a migrantes, oferecendo orientação acadêmica, encaminhamentos e apoio psicossocial –  o PBMIH (Português Brasileiro para Migração Humanitária), voltado ao ensino da língua portuguesa e à integração acadêmica e social; o Projeto MOVE (Movimentos Migratórios e Psicologia-Departamento de Psicologia); o Projeto HOSPITALIDADE (Migração, Refúgio e Hospitalidade-Departamento de Direito)

As principais frentes de atuação são:

Acesso: apoio em processos seletivos específicos, orientações sobre revalidação de diplomas e programas de ingresso diferenciado;

Permanência: acompanhamento pedagógico, escuta qualificada e encaminhamentos para serviços de assistência estudantil e apoio psicológico;

Integração: articulação com projetos de extensão, eventos culturais e programas de orientação acadêmica;

Monitoramento: mapeamento das trajetórias acadêmicas para identificar desafios e propor melhorias nas políticas institucionais.

Atualmente, a UFPR conta com mais de 200 estudantes migrantes, refugiados(as) ou portadores(as) de visto humanitário, vindos de países como Haiti, Venezuela, Cuba, Síria, República Democrática do Congo, Palestina, Guiné Bissau, entre outros.

A Coordenadoria de Acolhimento e Trajetórias Acadêmicas de Estudantes Internacionais e Migrantes reafirma o compromisso da UFPR em garantir que esses(as) estudantes tenham não apenas acesso ao ensino superior, mas também condições reais de permanecer, prosperar e concluir suas formações com sucesso, tendo na educação uma possibilidade de recomeço.

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