Menu

5ª EDIÇÃO INTERNACIONAL do CADAP – Administração Pública – Oeiras Portugal

11/05/2010

ASSUNTO: 5ª EDIÇÃO INTERNACIONAL do CADAP – Curso de Alta Direcção em Administração Pública (INA, Oeiras, Portugal)
 
 
 
É com muito gosto que o anuncio a realização da 5ª edição internacional do CADAP – Curso de Alta Direcção em Administração Pública, que terá lugar de 1 de Março a 28 de Junho de 2011, nas instalações do INA, em Oeiras.
 
 
Este curso integra o programa da Escola Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas do CLAD- Centro Latino-americano para o Desenvolvimento(Caracas, Venezuela) e visa contribuir para a formação de uma nova geração de dirigentes públicos nos países hispânicos da América Latina e da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
 
 
DESTINATÁRIOS
 
Este Curso é destinado fundamentalmente aos titulares de cargos de direcção superior e intermédia e licenciados da Administração Pública com vínculo jurídico à Administração Pública (Central, Regional e Local) dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Timor – Leste, América Latina (incluindo o Brasil) e Espanha.
 
Atendendo ao facto de o numerus clausus do Curso admitir 40 vagas (Bolseiros = 25 / Não Bolseiros = 15), poderão ainda candidatar-se à 5º edição internacional do CADAP, os quadros de direcção superior e intermédia de empresas privadas / públicas pertencentes aos Países Africanos de Língua Oficial portuguesa, Timor – Leste, América Latina (incluindo o Brasil), Espanha ou de organismos internacionais sedeados nos países abrangidos por este Curso, no âmbito das 15 vagas remanescentes e destinadas a Não Bolseiros, desde que não sejam preenchidas por candidatos Não Bolseiros com vínculo jurídico à Administração Pública. Para todos os efeitos, aplicar-se-á o mesmo critério de selecção aos candidatos deste grupo.
 
BOLSAS
 
?         O Governo português, através do IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e a CPLP oferecem 25 bolsas. Estas bolsas serão atribuídas aos primeiros 25 candidatos seleccionados como bolseiros, um por país, sendo 19 bolsas destinadas aos países Latino-americanos (incluindo Brasil) e 6 destinadas aos países PALOP + Timor-leste.
 
?         Os candidatos com vínculo jurídico à Administração Pública dos países PALOP, Timor – Leste, América Latina (incluindo o Brasil), classificados em 1º lugar pelo júri de selecção do CADAP internacional, terão direito à propina do Curso (€ 5.500,00) e a uma Bolsa no valor total de 3.480,00 Euros (870,00 Euros por mês – Março, Abril, Maio e Junho de 2011), ambas oferecidas pelo Governo Português (IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Ministério dos Negócios Estrangeiros).
 
?         Os restantes candidatos seleccionados do grupo acima indicado, poderão inscrever-se no Curso com o estatuto de Não Bolseiros, salvo desistência do candidato classificado em 1º lugar do respectivo país, ocupando o seu lugar por ordem decrescente da classificação obtida e com o estatuto de Bolseiro.
 
?         Contudo, Se não existirem candidatos da Administração Pública (Central, Regional e Local) de determinado país, os candidatos oriundos desse país e pertencentes ao universo das empresas públicas e privadas localizadas nesse país, bem como aos Organismos internacionais aí sedeados, podem ter acesso à Bolsa disponível para esse país aplicando-se o mesmo Regulamento de Acesso ao curso.
 
?         Só serão atribuidas Bolsas aos candidatos dos países efectivamente representados no Curso. Na ausência de candidatos de determinado país, a Bolsa destinada a esse país não pode ser atribuída a candidatos de outros países;
 
?         Os candidatos de Espanha possuem o estatuto de Não Bolseiros.
 
DOCUMENTAÇÃO DO CURSO
 
Antes dos potenciais candidatos (as) efectuarem as suas candidaturas, é imprescindível que leiam atentamente toda a documentação do Curso disponibilizada no Site do Curso, nas versões portuguesa e espanhola.
 
 
CANDIDATURAS (obrigatoriamente Via OnLine)
 
Utilização da Internet
O circuito de pesquisa a efectuar pelos candidatos para efeitos do envio das suas candidaturas via Internet (Ficha de Candidatura + Documentos exigidos) é o seguinte:
1.      Aceder ao site http://cadapi.ina.pt;
2. “Clickar” na janela Bandeira de Portugal ……
 
Ao fazer um “Click” em Bandeira de Portugal, deverão aparecer de imediato à disposição dos candidatos as informações respectivas ao Curso (CADAPi 2011 – Português):
 
1.      Apresentação do  INA
2.      Regulamento e Organização do Curso
3.      Brochura
4.      Ficha de Candidatura
5.      Candidaturas – Júri de Selecção
6.      Alojamento (sugestões)
7.      Perguntas Mais Frequentes
 
NOTA:
 
A. As candidaturas deverão ser formalizadas directa e exclusivamente, através do site do CADAP Internacional http://cadapi.ina.pt ou enviadas por FAX para a Secretaria Académica do INA (CONTACTOS: TEL. + 351 21 446 54 16 / FAX. + 351 21 446 54 80 / E-Mail: sec.cursos.oeiras@ina.pt
 
 
B. Em caso de o candidato (a) tiver dificuldades em enviar a Candidatura via OnLine, deverá enviar a Ficha de Candidatura para a Secretaria Académica do INA utilizando o FAX + 351 21 446 54 80;
 
B. A Ficha de Candidatura também se encontra na página principal do Site do Curso;
 
 
 
DOMÍNIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
 
O Curso é leccionado em Português. Contudo, algumas das disciplinas do curso são apoiadas por textos em inglês, em virtude inexistência de textos em língua portuguesa e castelhana, relativamente a determinadas temáticas a leccionar no curso. Assim, os candidatos deverão possuir conhecimentos suficientes da língua inglesa para poderem assimilar os conteúdos destes textos em inglês.
 
SEGURO DE PROTECÇÃO DE ACIDENTES PESSOAIS
 
O INA oferece a todos os participantes do Curso (Bolseiros e Não Bolseiros) um Seguro de Grupo de Protecção de Acidentes Pessoais que cobre “Morte ou Invalidez Permanente, Despesas de Tratamento e de Repatriamentro, Assistência Médica em Portugal, Assistencia de Viagem ao Estrangeiro”.  Este Seguro só é válido em caso de se verificar um “Acidente sofrido pela Pessoa Segura” durante o período em que se realiza o Curso (1 de Março – 30 de Junho 2011). Este Seguro não é um “Seguro de Saúde”. È importante que todos os candidatos inscritos no Curso (Bolseiros e Não Bolseiros) efectuem um “Seguro de Saúde” nos seus países de origem antes de viajarem para Portugal.
 
 
DESPESAS OBRIGATÓRIAS DOS PARTICIPANTES NO CURSO
 
Todos os candidatos admitidos ao Curso (Bolseiros e Não Bolseiros) terão que pagar os custos das suas passagens aéreas, as despesas com a obtenção dos Vistos junto das missões diplomáticas portuguesas ou seus representantes oficiais, bem como pagar todas as despesas inerentes à sua estadia em Portugal (ex. alojamento, refeições, etc.).

Siga-nos no Instagram

Universidade Federal do Paraná
Escritório de Relações Internacionais
Rua Dr. Faivre, 405, 2º andar
Fones: (41) 3360-5465 (secretaria e acordos) / 3360-5474 (mobilidade)
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2025 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR