DIES e Pagel: mais duas opções de cooperação

03/06/2011

DIES e Pagel: mais duas opções de cooperação Também estão abertos dois outros programas de parcerias interinstitucionais. O DIES promove o diálogo sobre estratégias inovadoras no ensino superior e estimula parcerias entre instituições alemãs e instituições de países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. Já o Pagel é um programa de parcerias institucionais na área de saúde. Tanto para o DIES quanto para o Pagel, as inscrições de projetos são realizadas pelos parceiros alemães, diretamente no DAAD na Alemanha.
As inscrições para o DIES, programa financiado pelo Ministério da Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ), também devem ser realizadas até 30 de junho pela parceira alemã. A cooperação pode ser estabelecida entre reitores e gestores de faculdades, chefes de departamentos como assessorias internacionais e centros de atendimento a estudantes, chefes de programas de gestão de ensino superior e executivos do setor central de administração das universidades. Mais informações: http://www.daad.de/dies.
O Pagel, por sua vez, recebe candidaturas, feitas pela instituição alemã, até 31 de julho. No programa, financiado também pelo BMZ, serão aceitos projetos conjuntos nas áreas de medicina, odontologia e saúde em geral, abordando especialmente temas relacionados a melhorias estruturais de cursos de formação e aperfeiçoamento, à preparação de estudantes estrangeiros em universidades alemãs para atuação em seus países de origem e a medidas de educação contínua para ex-alunos em redes temáticas de universidades, organizações de cooperação e autoridades de saúde de países em desenvolvimento. O Pagel fomenta projetos com duração de até quatro anos. Informações no site: www.daad.de/pagel.