DAAD recebe candidatur​as a bolsas para curso de inverno de alemão avançado

04/05/2011

O DAAD abriu inscrições para a seleção de bolsistas para Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Hochschul­winterkurs) na Alemanha. Os interessados podem candidatar-se até 14 de junho de 2011. Para concorrer a uma das bolsas é necessário ser brasileiro, estar matriculado em um curso de graduação (sexto período concluído até o fim de 2011) ou de mestrado, ter média igual ou superior a 8 e nível intermediário de conhecimento do idioma alemão (certificado do teste OnDaF).
O edital com as informações detalhadas sobre os requisitos, o funcionamento do programa e dados de contato para esclarecimento de dúvidas estão na página on-line do DAAD (http://rio.daad.de/shared/graduacao.htm#winterkurs).
Os cursos deverão ser realizados em Colônia, Düsseldorf, Essen, Freiburg e Leipzig. O valor total da bolsa é 2.625 euros, com o qual o estudante financiará despesas do curso, do alojamento, da passagem aérea e de alimentação. O DAAD custeia o seguro-saúde.
Na edição 2011 do Hochschul­winterkurs foram selecionados 120 estudantes. Quarenta e uma bolsas foram concedidas para alunos de instituições de São Paulo, seguidos por 15 do estado do Rio de Janeiro. Pará, Ceará e Rio Grande do Sul foram contemplados com nove cada. A instituição com mais alunos selecionados foi a Universidade de São Paulo (USP), com 20 representantes. Em seguida, aparece a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com nove. As bolsas foram destinadas a 62 estudantes mulheres e a 58 homens. As cinco áreas mais presentes foram direito (26 dos selecionados), letras (19), engenharia (9), filosofia (9) e medicina (7).
O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 300 milhões de euros e mais de 57 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente. Em estudo divulgado em março de 2011 pelo British Council, as universidades alemãs foram consideradas as mais internacionalizadas do mundo.