Prêmio Ethos-Valor recebe monografias até 6 de abril

09/02/2010

O Prêmio Ethos-Valor recebe, até 6 de abril, inscrições de trabalhos acadêmicos de professores e estudantes universitários, de todas as áreas do conhecimento. De acordo com os organizadores, é necessário realizar pré-inscrição até 5 de abril pelo site www.premio ethosvalor.org.br. Para a categoria Estudantes, os artigos devem versar sobre responsabilidade social empresarial e/ou desenvolvimento sustentável, de acordo com os princípios da Carta da Terra. Serão aceitos trabalhos que já estejam em curso ou TCC defendido até 2009. O objetivo é estimular estudos sobre estratégias empresariais que integrem princípios da sustentabilidade.

Na categoria Professores, o tema é educação para a sustentabilidade. As monografias devem abordar uma formação universitária que prepare estudantes e professores a lidar com o desafio da sustentabilidade. O tema está relacionado ao desenvolvimento do pensamento sistêmico, estímulo ao aprendizado colaborativo e contínuo, caráter transdisciplinar, desenvolvimento de habilidades cognitivas e relacionais, além da compreensão da cidadania como dimensão da própria educação.

Corrupção
Neste ano, a categoria Mista e Temática, que tem o objetivo de tratar de temas emergentes e das questões mais críticas para as empresas, propõe que grupos formados por no máximo cinco pessoas (incluindo obrigatoriamente professores e estudantes) inscrevam trabalhos sobre corrupção.

Podem ser inscritos trabalhos sobre as origens da corrupção, políticas pela integridade e contra a corrupção, práticas anti-propina, relação entre controle social e corrupção, entre outros. Segundo os promotores do prêmio, o objetivo final é a divulgação do trabalho de pesquisa e reflexão que estão sendo feitos no país sobre a questão, para que possam embasar ainda mais a prática de cidadãos e organizações em geral.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.premioethosvalor.org.br.

Informações adicionais pelo e-mail premio@ethos.org.br  telefone (11) 3897-2430.