Programa MITACS Globalink

A versão MITACS Globalink Research Internship oferece bolsas para estágios de pesquisa de curta duração (12 semanas) em universidades e instituições no Canadá, voltada para estudantes internacionais de graduação. Este programa busca contribuir com o fortalecimento da cooperação acadêmica e ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa em diversas áreas, principalmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática (STEM) e outras disciplinas correlatas.

Estrutura e Critérios:
• O processo de candidatura envolve a seleção de projetos que estão sendo desenvolvidos em universidades ou centros de pesquisa do Canadá. O estudante pode escolher entre uma ampla variedade de projetos, adequando sua escolha ao seu interesse acadêmico e à sua experiência prévia. Além disso, deve anexar uma carta de referência (recomenda-se que esta seja feita pelo supervisor de IC do aluno) e seu histórico em inglês.
• Um dos critérios importantes para a seleção de candidatos ao MITACS Globalink – GRI é ter participado ou estar participando de Iniciação Científica ou outras atividades de pesquisa. Essa experiência é vista como um diferencial, pois indica que o estudante já tem alguma familiaridade com o ambiente de pesquisa, o que pode facilitar sua adaptação e maximizar sua contribuição ao projeto.
• O programa não exige a comprovação de proficiência formal em inglês ou francês. No entanto, o estudante precisa demonstrar conhecimento suficiente de um dos idiomas, conforme as exigências do projeto específico ao qual está se candidatando. Isso significa que a proficiência é avaliada mais com base na capacidade prática do estudante de participar do projeto do que por meio de certificados formais.

Processo Seletivo e Gerenciamento:
• O processo de inscrição é feito diretamente pelo estudante através do site oficial do MITACS (https://www.mitacs.ca/our-programs/globalink-research-internship-students/), sem a necessidade de intermediação direta de sua universidade de origem.
• No estado do Paraná, o MITACS é gerenciado pela Fundação Araucária, que atua em parceria com a AUI (Agência de Inovação e Internacionalização) da UFPR.
• Nessa parceira, o papel da UFPR (via AUI e PRPPG) é assegurar que os estudantes selecionados recebam as bolsas de estudo e estejam devidamente matriculados em mobilidade durante sua estadia no Canadá.

Observações Importantes:
• O edital do MITACS Globalink é aberto mais de uma vez ao ano, com diferentes períodos de inscrição ao longo do ano. No entanto, no caso da Fundação Araucárias o estágio ocorre durante o verão canadense (entre junho e agosto), uma vez que este período coincide com as férias acadêmicas no Brasil.
• As incriçõesocorrem entre agosto e setembro de cada ano.

Pós-Graduação:
A versão MITACS – Globalink Research Award é destinada a estudantes de pós-graduação sendo também gerenciada pela Fundaçao Araucária.

+ Informaçoes: https://www.mitacs.ca/our-programs/globalink-research-award-students-postdocs/

CAPA: Edital de serviços de tradução e revisão (Nº 05/2024)

Nucli – IsF: Inscrições para cursos gratuitos online de inglês para internacionalização

MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL: Edital de Seleção (Saída 2025/1)