O programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é uma iniciativa governamental do Canadá que anualmente concede bolsas para intercâmbio gratuito no paÃs a estudantes provenientes de paÃses em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Destinado a estudantes matriculados em instituições de ensino superior brasileiras, podem participar do ELAP estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O principal objetivo do programa é oferecer oportunidades de intercâmbio acadêmico de curta duração, com foco no desenvolvimento de futuros lÃderes das Américas.
As bolsas para intercâmbio no Canadá têm duração de quatro a seis meses, com valores que variam de de 8.200 dólares canadenses a 11.100 dólares canadenses (2025). Esses montantes englobam despesas como passagem aérea, visto, seguro-saúde, livros e moradia. Para outras informações, acessar o site do Programa.
Um aspecto fundamental do programa ELAP é a exigência de um acordo bilateral entre a universidade de origem do estudante, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a universidade canadense de destino.
Graduação – Estudos
O processo de inscrição e seleção para a bolsa ELAP no Canadá é conduzido diretamente pela universidade canadense. Dessa forma, estudantes que participaram do Programa de Mobilidade Internacional da UFPR e foram selecionados para estudar em universidades canadenses podem ser convidados a se candidatar à bolsa, dependendo de seu perfil acadêmico.
Graduação – Pesquisa
Para o intercâmbio na modalidade de pesquisa, é imprescindÃvel que o candidato obtenha aceitação de um professor de uma universidade canadense, que atuará como seu orientador durante o perÃodo do intercâmbio. Esse fator é decisivo na seleção, uma vez que uma aceitação prévia fortalece significativamente a candidatura do estudante. Com a carta em mãos, o aluno deve entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais da UFPR para a tramitação documental e a submissão da candidatura para a Universidade canadense de sua escolha, segundo critérios da mesma.
Eventualmente, as universidades canadenses, parceiras da UFPR, manifestam interesse em receber alunos para estágios de pesquisa na graduação em áreas especÃficas. A partir disso, o ERI conduz um processo seletivo entre os estudantes vinculados aos programas de Iniciação CientÃfica da UFPR. Importante ressaltar, que embora a seleção preliminar seja realizada pela UFPR, a decisão final sobre a concessão da bolsa cabe ao governo canadense. As universidades canadenses analisam os perfis dos candidatos nomeados e encaminham as candidaturas ao governo do Canadá, que avalia os perfis recebidos e seleciona os estudantes contemplados com a bolsa, de acordo com seus critérios e áreas de interesse.
Editais UFPR para seleçao interna (graduação):
Edital 2024/2025 – ENCERRADO
Edital 2025/2026 – ABERTO
Pós-Graduação
Seguindo o modelo das vagas de pesquisa para graduandos, o estudante de pós-graduação também deve encontrar um professor canadense que o aceite como orientando. Esse professor pode ser um novo colaborador ou alguém com quem já exista uma parceria entre as instituições. Com a carta em mãos, o aluno deve entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais da UFPR para a tramitação documental e a submissão da candidatura para a Universidade canadense de sua escolha, segundo critérios da mesma.
Os critérios de seleção do ELAP incluem a relevância da pesquisa a ser desenvolvida no Canadá, os benefÃcios para a instituição de origem e para a universidade canadense, a importância dos laços acadêmicos estabelecidos durante o intercâmbio, além de critérios especÃficos determinados pela instituição canadense em seu próprio processo seletivo.