Realize seu cadastro no site, mesmo que o edital para qual você irá se candidatar não esteja aberto: esta etapa pode ser feita a qualquer tempo. No período de inscrição de alunos, as chamadas permitirão que você submeta seu(s) destino(s) escolhido(s), já tendo seus dados pessoais, acadêmicos e de idiomas informados. Acompanhe o andamento da chamada pelo próprio site, e após as avaliações, visualize o resultado. Confirme sua participação pelo site, caso tenha sido aprovado.
Após a inscrição, e durante o todo o intercâmbio, o sistema estará aberto para que você envie os documentos necessários à seus próprios tempos. Não deixe de enviar os documentos específicos após o retorno, para não incorrer em abandono da disciplina.
01. Não possuo certificado de proficiência em língua estrangeira. Posso participar?
Sim, mas nesse caso, para a maioria das chamadas, só será permitido escolher destinos lusófonos (Moçambique, Portugal).
02. Preciso submeter certificado de língua portuguesa?
Não, é dispensado a apresentação de certificado de proficiência para países de língua portuguesa.
03. Como sei se meu certificado de idioma foi aprovado?
Em cada um de seus destinos escolhidos a situação de aptidão idioma mudará de Aguardando avaliação para Deferida ou Indeferida. E neste último caso, a razão do indeferimento aparecerá escrita na coluna observação.
04. Estou no primeiro semestre/ano. Posso participar?
Isso irá depender das exigências feitas em cada tipo de programa e chamada. O programa mais amplo, Mobilidade UFPR, por exemplo, exige para cada curso 2, 3 ou até 4 períodos (anos ou semestres, dependendo do curso) plenamente concluídos, isto é, sem disciplinas pendentes no momento da inscrição.
05. Estou no último semestre/ano. Posso participar?
Isso irá depender das exigências feitas em cada tipo de programa e chamada. O programa mais amplo, Mobilidade UFPR, por exemplo, exige que o candidato tenha cursado no máximo 90% da carga horária total do curso, o que, em geral, já é alcançado no último semestre/ano.
06. Não possuo passaporte. Posso participar?
Isso irá depender das exigências feitas em cada tipo de programa e chamada. Algumas chamadas podem exigir que se informe o número do passaporte no momento da inscrição. Se você já antevê se inscrever para um programa de intercâmbio, o ideal é providenciar o passaporte com antecipação. O passaporte é válido por 10 anos a partir da data de emissão e custa R$ 334,42 (dados de 2024). O tempo para emissão deste documento consome cerca de 1½ meses (estimativa de 2024), entre a solicitação no site da Polícia Federal, o pagamento da guia, o agendamento da entrevista, a entrevista e por fim a retirada em mãos do documento. Mas este prazo pode se extender em decorrência de problemas administrativos ou orçamentários. Providencie o seu passaporte aqui.
08. Me inscrevi no(s) destino(s) errado(s) ou Quero incluir mais um destino! E agora?
Se a chamada ainda estiver em tempo de inscrição de candidatos, você poderá apresentar uma nova proposta. Desista da inscrição atual no botão Desistir da inscrição, e após, efetue a inscrição novamente.
09. Quero desistir por completo da inscrição. E agora?
É possível desistir da inscrição até o momento anterior da divulgação do resultado, inclusive após a entrevista (se houver). Desista da inscrição no botão Desistir da inscrição, em alguma das chamadas em que estiver inscrito. A avaliação do seus certificados de idiomas e suas notas parcias serão excluídas, caso já tenham sido lançadas.
10. Não confirmei minha participação no intercâmbio no prazo estipulado após a divulgação do resultado. E agora?
Você está sumariamente excluído do processo e não poderá fazer o intercâmbio. Nesse caso, suas notas e sua classificação permanecem no sistema.
11. Como eu apresento os documentos necessários ao processo?
Os documentos exigidos por cada edital (exceto certificados de idioma) são apresentados por este sistema de inscrição, no botão Submeter documentos. Você não precisa submeter todos os documentos existentes na caixa de combinação
, apenas os exigidos pelo edital, cada qual à seu tempo. Você tem até a data de encerramento da chamada para submeter os documentos obtidos no retorno do intercâmbio.
12. Meu arquivo PDF está grande demais para ser aceito pelo sistema. E agora?
Reduza o tamanho do arquivo PDF por meio de um serviço on-line, como o ilovepdf.com ou o smallpdf.com. Ou, se você tiver instalada uma impressora virtual PDF com tal funcionalidade, configure-a de acordo com a necessidade e reimprima virtualmente o arquivo.
13. Meu arquivo de imagem está grande demais para ser aceito pelo sistema. E agora?
Reduza o tamanho do arquivo por meio de um serviço on-line, como o compressjpeg.com ou o tinyjpg.com. Ou ainda, você pode utilizar o editor de imagens GIMP para reduzir o tamanho da imagem e a qualidade da exportação (uma redução de 20% da qualidade pode reduzir em até 80% o tamanho arquivo).
14. Não encontrei a resposta que eu queria aqui. Posso participar?
Sim, não deixe de tentar. É no processo de inscrição que você saberá oficialmente se atende ou não às exigências para o intercâmbio. Quando você realiza sua inscrição, mesmo não sendo posteriormente aprovado, você contribui com estatísticas para a UFPR. Conhecendo quais os destinos preferidos, quais as línguas mais difundidas entre os inscritos, quais os cursos mais interessados, etc, a UFPR pode oferecer uma experiência melhor para os candidatos futuros.