Menu

Refugiados e Migrantes

A UFPR desenvolve diversos projetos focados na integração social e reingresso acadêmico de refugiados e portadores de visto humanitário. Para participar destas atividades o interessado deverá obrigatoriamente possuir um visto de refugiado ou humanitário.

O refúgio é aplicado a pessoas que deixam seus países de origem sob fundado temor de perseguição ou em situações de conflito armado, sendo regido por uma convenção internacional de 1951.

visto humanitário pode ser aplicado a essas mesmas situações, mas também a vítimas de crises econômicas e ambientais – categorias não contempladas no refúgio. Este tipo de visto é concedido pelo Itamaraty e o Ministério da Justiça e é regido por leis brasileiras, como a Resolução Normativa nº 97, de 2012, (para os haitianos) e a Resolução Normativa nº 17 de 2013 (para os sírios).

Em uma inciativa pioneira, a UFPR desenvolveu o Política Migratória e a Universidade Brasileira, um programa de extensão que tem como principal objetivo o acolhimento de migrantes e refugiados em Curitiba e região. Esse projeto oferece à migrantes e refugiados, de diferentes nacionalidades, diversas atividades, como aulas de português, assessoria e orientação jurídica, aulas de informática, atendimento psicológico, aulas de história de Brasil, entre outras.

Contato: pbmih.ufpr@gmail.com

Para outras informações acesse aqui o site do programa.

Editais

Ver mais


UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Agência UFPR Internacional I AUI
Rua XV de Novembro, 1457 | Fone: (41) 3360-5465
CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR