Menu

Mobilidade Internacional UFPR

A Agência UFPR Internacional organiza ao menos dois editais anuais, um por semestre, prevendo a saída para o exterior de nossos estudantes. Nestes editais selecionamos em média 80 estudantes a cada vez, considerando todos os setores da UFPR.

Além dessas duas chamadas anuais, alguns cursos de Graduação possuem acordos específicos de cooperação acadêmica que também oferecem opções de mobilidade. Sobre essa última alternativa, entre em contato com a sua Coordenação de Curso ou com a Chefia do Departamento para saber se o seu curso participa desses acordos. Nestes casos específicos, os critérios adotados nos editais podem variar de curso para curso.

A mobilidade acadêmica UFPR Internacional é o intercâmbio realizado com as universidades estrangeiras com as quais a UFPR tem acordo bilateral. O período do intercâmbio pode ser de 6 meses ou 1 ano, não havendo possibilidade de extensão para mais de 1 ano.

Caso tenha interesse em participar das chamadas anuais de mobilidade acadêmica internacional organizadas pela AUI, aqui estão as principais informações:

1º – Ser aluno regularmente matriculado em algum curso presencial na UFPR, ou seja, não pode ser aluno intercambista, PEC-G, de EAD, estar com a matrícula trancada ou estar matriculado na disciplina de mobilidade acadêmica.

2º – Caso o aluno já tenha saído em intercâmbio anteriormente será necessário o cumprimento de intervalo entre a chegada e a nova inscrição, para que sua candidatura possa ser homologada. Desta forma, um estudante não poderá realizar sua inscrição antes de retornar à UFPR e cursar, no mínimo, o mesmo período da sua permanência fora (completos no momento da inscrição).

3º – Possuir Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior ou igual a 0,6000. Para os alunos do Setor Litoral, o IRA não será utilizado como requisito para participação, uma vez que a avaliação se dá por meio de um projeto Político Pedagógico diferenciado;

4º – Ter a integralização curricular mínima, ou seja, não possuir disciplinas em atraso no momento da inscrição para mobilidade seguindo a periodização mínima para cada Setor.

5º – Não ter atingido a integralização curricular máxima de 90% do curso na saída para intercâmbio.

6º – Deve ter no máximo 4 reprovações. Caso possua entre 5 e 8 reprovações, o candidato ainda poderá participar, porém será exigido um parecer do coordenador do curso. E acima de 8 reprovações não é permitida a participação.

7º – Comprovar no ato da inscrição nível de proficiência (mínimo B1 – quadro europeu comum de referência para línguas) em língua estrangeira, através de certificado de proficiência. Mais detalhes sobre comprovação de proficiência no edital.

 

https://www.numbeo.com/cost-of-living/

Editais

Ver mais


UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Agência UFPR Internacional I AUI
Rua XV de Novembro, 1457 | Fone: (41) 3360-5465
CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR