Menu

Erasmus+

O programa Erasmus é um programa de intercâmbio de estudantes da UE que existe desde o final dos anos 1980. Seu objetivo é fornecer opções de câmbio para estudantes da União Européia e envolve muitas das melhores universidades e lugares de aprendizagem no continente.

Como funciona o programa Erasmus?
O programa visa a cooperação transfronteiriça entre os estados para auxiliar o crescimento do estudo internacional e, com mais de 4000 alunos envolvidos no programa, oferece uma excelente chance de experiência no exterior.

Quanto tempo os alunos podem ir para o exterior?
Os estudantes podem ir para o exterior por 3 a 12 meses (incluindo um período complementar de estágio, se planejado). O mesmo aluno pode receber subsídios para estudar ou ser treinado no exterior, totalizando até 12 meses máximo por cada ciclo de estudo:

Durante o primeiro ciclo de estudo (Bacharelado ou equivalente) incluindo o ciclo curto (EQF níveis 5 e 6)
Durante o segundo ciclo de estudo (Mestre ou equivalente – EQF nível 7) e
Durante o terceiro ciclo como candidato a doutorado (nível de doutorado ou EQF nível 8)
A duração de um estágio pelos recém-formados contabiliza o máximo de 12 meses do ciclo durante o qual eles se candidatam para o estágio.

Quanto tempo os alunos podem ir para o exterior?
Os alunos devem ser registrados em uma instituição de ensino superior e matriculados em estudos que conduzam a um grau reconhecido ou a outra qualificação de nível superior reconhecido (até e inclusive o nível de doutorado).

A mobilidade é realizada no âmbito de “acordos interinstitucionais” anteriores entre as instituições que enviam e recebem, que devem ser titulares da Carta Erasmus para o Ensino Superior (se estiver localizada em um país do Programa).

Editais

UFPR publica edital para reingresso de migrantes e refugiados (2019/1)

Ver mais


UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Agência UFPR Internacional I AUI
Rua XV de Novembro, 1457 | Fone: (41) 3360-5465
CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR