Menu

Erasmus+

O programa Erasmus é um programa de intercâmbio de estudantes da UE que existe desde o final dos anos 1980. Seu objetivo é fornecer opções de câmbio para estudantes da União Européia e envolve muitas das melhores universidades e lugares de aprendizagem no continente.

Como funciona o programa Erasmus?
O programa visa a cooperação transfronteiriça entre os estados para auxiliar o crescimento do estudo internacional e, com mais de 4000 alunos envolvidos no programa, oferece uma excelente chance de experiência no exterior.

Quanto tempo os alunos podem ir para o exterior?
Os estudantes podem ir para o exterior por 3 a 12 meses (incluindo um período complementar de estágio, se planejado). O mesmo aluno pode receber subsídios para estudar ou ser treinado no exterior, totalizando até 12 meses máximo por cada ciclo de estudo:

Durante o primeiro ciclo de estudo (Bacharelado ou equivalente) incluindo o ciclo curto (EQF níveis 5 e 6)
Durante o segundo ciclo de estudo (Mestre ou equivalente – EQF nível 7) e
Durante o terceiro ciclo como candidato a doutorado (nível de doutorado ou EQF nível 8)
A duração de um estágio pelos recém-formados contabiliza o máximo de 12 meses do ciclo durante o qual eles se candidatam para o estágio.

Quanto tempo os alunos podem ir para o exterior?
Os alunos devem ser registrados em uma instituição de ensino superior e matriculados em estudos que conduzam a um grau reconhecido ou a outra qualificação de nível superior reconhecido (até e inclusive o nível de doutorado).

A mobilidade é realizada no âmbito de “acordos interinstitucionais” anteriores entre as instituições que enviam e recebem, que devem ser titulares da Carta Erasmus para o Ensino Superior (se estiver localizada em um país do Programa).

Editais

Ver mais

Facebook

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Agência Internacional UFPR
Rua Dr. Faivre 405, 2º andar | Fone: (41) 3360-5292
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR