Menu

Celin – Tandem

Qual é a origem da palavra TANDEM?

TANDEM é uma palavra originaria do latim e atualmente é utilizada para designar uma bicicleta usada por duas pessoas simultaneamente, que pedalam rumo a um destino comum de forma rápida ecológica e barata. E o que isso tem a ver com língua estrangeira?

Núcleo TANDEM Celin

Partindo da ideia de integração entre pessoas de diferentes culturas, o objetivo do programa é  juntar dois estudantes que queiram aprimorar seus conhecimentos em duas línguas estrangeiras distintas. Por exemplo: é necessário encontrar um falante nativo de alemão e um de português que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos nestas línguas e combinar um encontro para troca de ideias e experiências. Um poderá ajudar o outro em relação a sua própria cultura e língua materna.

Como funcionam os encontros?

Sugerimos que os encontros ocorram no mínimo duas vezes por semana e que as horas sejam divididas igualmente entre os dois idiomas praticados. Deve ser um encontro que atenda as necessidades individuais de cada participante do programa. Mas o TANDEM não deve ter como objetivo o interesse econômico ou a expectativa de que o seu parceiro tenha uma formação como professor. É importante ressaltar que este programa não substitui os cursos regulares de língua, embora se apoie neles ou os complemente.

Qual e o princípio da parceria TANDEM?

A parceria TANDEM tem como princípio a reciprocidade e a autonomia. Cada um dos parceiros e responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem e determina quando, como e o que pretende aprender.

e-Tandem Imprimir
Além do Tandem presencial (face-to-face) que organizamos, existe também uma segunda modalidade conhecida como e-Tandem ou Tandem virtual.
Se você já se cadastrou no Núcleo Tandem mas ainda não possui um parceiro, essas plataformas podem ser úteis para praticar o Tandem com um estrangeiro como complemento às suas aulas de língua estrangeira.
http://www.language-exchanges.org/
http://www.palabea.com/pt

Editais

Ver mais

Facebook

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Agência Internacional UFPR
Rua Dr. Faivre 405, 2º andar | Fone: (41) 3360-5292
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR