Menu

Apply for UFPR

A UFPR pode aceitar alunos de instituições nacionais ou estrangeiras, mas é necessário que haja um Acordo de Cooperação assinado entre as instituições. O interessado deverá enviar sua candidatura, através da universidade de origem. O processo passará por uma análise para que seja aceito dentro da Instituição.

Sem esta aprovação não há como permitir a participação do interessado em nenhuma atividade acadêmica na UFPR. Este processo avalia o pedido do interessado quanto aos aspectos acadêmicos das atividades de intercâmbio que pretende desenvolver.

O interessado deverá solicitar o pedido de ingresso no semestre anterior ao de início das atividades acadêmicas do intercâmbio. Se o curso desejado for ofertado em regime anual, o interessado deverá solicitar sua participação para o ano letivo seguinte, pois não há possibilidade de matrícula em disciplinas após o início do ano letivo.

A candidatura deverá ser submetida pela universidade de origem (não pelo aluno) de acordo com o formulário próprio da UFPR. O interessado deverá obrigatoriamente preencher este formulário, anexar os documentos solicitados e entrega-los para o responsável da mobilidade acadêmica de sua universidade. A UFPR procura em seu formulário auxiliar o interessado no processo de solicitação de entrada em intercâmbio, indicando qual é o tipo de informação que será necessário para a avaliação do pedido de intercâmbio.

Datas para o envio de Candidaturas:

– 1º Semestre (início em fevereiro)

As candidaturas deverão ser enviadas entre 21 de agosto a 31 de outubro.

– 2º Semestre (início em agosto)

As candidaturas deverão ser enviadas entre 21 de março a 31 de maio.

É essencial que o interessado indique em seu formulário o plano de estudos que pretende seguir na UFPR. Este plano deverá conter a lista de disciplinas pretendidas pelo interessado (lista dos cursos para consulta), o prazo de permanência na UFPR e a data pretendida do início das atividades de intercâmbio. Também são solicitados neste formulário os dados curriculares do interessado. São informações sobre atividades de pesquisa e extensão, atividades extra-curriculares, atividades acadêmicas e estágios. Estas informações permitem criar uma imagem mais clara do perfil acadêmico do interessado e auxiliar no processo de autorização.

Os documentos que devem ser anexados ao formulário são:

 Carta de autorização da instituição de origem.

– Histórico atualizado do interessado emitido pela instituição de origem.

– Fotocópia da folha de identificação do passaporte (somente para interessados estrangeiros).

– Fotocópias de RG e CPF (somente para interessados brasileiros).

Quando a UFPR avaliar o pedido e aprovar o ingresso do aluno como intercambista, será necessário que ele se apresente em nossa Coordenadoria de Intercâmbio para efetuar o registro acadêmico e seja encaminhado para efetuar matrícula em disciplinas.

Após a participação do interessado nas atividades acadêmicas na UFPR, será emitido um histórico com os dados da participação do aluno, tais como: disciplinas cursadas (com suas respectivas notas), frequências, aprovações ou reprovações emitidas em um documento formal da UFPR.

Mais informações pelo e-mail: incoming.ufpr@gmail.com

Editais

CAPA: Seleção de bolsistas (Etapa de Entrevistas)

CAPA: Edital de seleção de bolsista de Doutorado

PESQUISA: Parceria entre a FAU UCHILE e Innspatial

CAPA: Edital de serviços de tradução e revisão (2024/1)

Ver mais

Redes

Tordesilhas


AUI nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Agência UFPR Internacional I AUI
Rua Dr. Faivre, 405, 2º andar
Fones: (41) 3360-5465 (secretaria e acordos) / 3360-5474 (mobilidade)
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR