A UFPR pode aceitar alunos de instituições nacionais ou estrangeiras, mas é necessário que haja um Acordo de Cooperação assinado entre as instituições. O interessado deverá enviar sua candidatura, através da universidade de origem. O processo passará por uma análise para que seja aceito dentro da Instituição.
Sem esta aprovação não há como permitir a participação do interessado em nenhuma atividade acadêmica na UFPR. Este processo avalia o pedido do interessado quanto aos aspectos acadêmicos das atividades de intercâmbio que pretende desenvolver.
O interessado deverá solicitar o pedido de ingresso no semestre anterior ao de inÃcio das atividades acadêmicas do intercâmbio. Se o curso desejado for ofertado em regime anual, o interessado deverá solicitar sua participação para o ano letivo seguinte, pois não há possibilidade de matrÃcula em disciplinas após o inÃcio do ano letivo.
A candidatura deverá ser submetida pela universidade de origem (não pelo aluno) de acordo com o formulário próprio da UFPR. O interessado deverá obrigatoriamente preencher este formulário, anexar os documentos solicitados e entrega-los para o responsável da mobilidade acadêmica de sua universidade. A UFPR procura em seu formulário auxiliar o interessado no processo de solicitação de entrada em intercâmbio, indicando qual é o tipo de informação que será necessário para a avaliação do pedido de intercâmbio.
Datas para o envio de Candidaturas:
– 1º Semestre (inÃcio em fevereiro)
As candidaturas deverão ser enviadas entre 21 de agosto a 31 de outubro.
– 2º Semestre (inÃcio em agosto)
As candidaturas deverão ser enviadas entre 21 de março a 31 de maio.
É essencial que o interessado indique em seu formulário o plano de estudos que pretende seguir na UFPR. Este plano deverá conter a lista de disciplinas pretendidas pelo interessado (lista dos cursos para consulta), o prazo de permanência na UFPR e a data pretendida do inÃcio das atividades de intercâmbio. Também são solicitados neste formulário os dados curriculares do interessado. São informações sobre atividades de pesquisa e extensão, atividades extra-curriculares, atividades acadêmicas e estágios. Estas informações permitem criar uma imagem mais clara do perfil acadêmico do interessado e auxiliar no processo de autorização.
Os documentos que devem ser anexados ao formulário são:
– Carta de autorização da instituição de origem.
– Histórico atualizado do interessado emitido pela instituição de origem.
– Fotocópia da folha de identificação do passaporte (somente para interessados estrangeiros).
– Fotocópias de RG e CPF (somente para interessados brasileiros).
Quando a UFPR avaliar o pedido e aprovar o ingresso do aluno como intercambista, será necessário que ele se apresente em nossa Coordenadoria de Intercâmbio para efetuar o registro acadêmico e seja encaminhado para efetuar matrÃcula em disciplinas.
Após a participação do interessado nas atividades acadêmicas na UFPR, será emitido um histórico com os dados da participação do aluno, tais como: disciplinas cursadas (com suas respectivas notas), frequências, aprovações ou reprovações emitidas em um documento formal da UFPR.
Mais informações pelo e-mail: incoming.ufpr@gmail.com