Menu

Programas de Bolsas de Estudos: DAAD

05/07/2010

Confira abaixo algumas opções de bolsas abertas:
 
Bolsas para pós-graduação em políticas públicas e boa governança (PPGG)

Graduados em ciências políticas, jurídicas e econômicas, administração e áreas afins, que fazem ou pretendem fazer carreira profissional em áreas relacionadas ao desenvolvimento econômico e social de países em desenvolvimento, podem candidatar-se ao programa PPPG, do DAAD, para pós-graduação ou doutorado em políticas públicas e boa governança. Inscrições até 15 de agosto através do escritório do DAAD no Rio. O PPGG oferece bolsas para masters em oito instituições de ensino superior e doutorado em uma. O candidato não pode ter concluído a graduação há mais de seis anos, nem ter mais de um ano de residência na Alemanha. Outros requisitos: excelente histórico acadêmico, carta de motivação, proficiência em inglês para cursos oferecidos neste idioma (desejável bons conhecimentos em alemão). Os aprovados receberão curso de alemão antes do início do master/doutorado, bolsa mensal, seguro-saúde e subsídio para viagem. Além de frequentar os cursos, poderão, eventualmente, ser convidados para eventos e cursos de férias. Mais informações: http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm.
 
Bolsas DAAD para especialização em música, artes plásticas, design e cinema

O tradicional programa do DAAD para especialização em música e artes traz desta vez duas novidades. As bolsas também valem para a área de cinema e há prazos de candidatura diferenciados: 8 de outubro para músicos, cantores e compositores e 1º de novembro para os candidatos de artes, design e cinema. Os candidatos devem contatar um professor na Alemanha com quem desejam passar um ano aperfeiçoando-se artisticamente. Este futuro orientador emitirá uma carta de aceitação, a qual deve ser anexada à candidatura. Também caberá ao orientador estabelecer o nível exigido de conhecimento de alemão, ou valerá o definido pelas normas da universidade escolhida. A bolsa inclui curso de alemão com duração de quatro meses. Podem candidatar-se jovens que graduaram-se nos últimos seis anos e que não tenham morado mais de um ano na Alemanha. Mais informações: http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm. O site Academics oferece uma lista com 24 renomadas escolas superiores de música da Alemanha para ajudar na busca por uma instituição de destino na área: http://www.academics.com/science/universities_of_music_32855.html. Na área de artes, a procura pode ser iniciada pela lista do site http://www.kunsthochschule.org (somente em alemão).
 
Bolsas AvH para pesquisas sobre proteção ao clima

Lideranças engajadas na proteção ao clima e na conservação de recursos, seja no meio acadêmico, empresarial, governamental ou no terceiro setor, podem candidatar-se a uma das (até) 20 bolsas anuais do programa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) “International Climate Protection Fellowships”. Os bolsistas passarão um ano na Alemanha, trabalhando com um anfitrião de sua escolha, em um projeto comum dedicado ao intercâmbio de conhecimentos, métodos e técnicas. De iniciativa do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (BMU), o programa visa formar uma rede internacional e sustentável para cooperação no combate às mudanças climáticas e suas consequências globais. Os candidatos não podem ter concluído a graduação há mais de 12 anos no momento do início da bolsa. Candidaturas até 15 de dezembro de 2010. Mais informações: www.humboldt-foundation.de/ICF.
 
Bolsas DAAD-BMZ para pós-graduação em áreas relevantes para o desenvolvimento

O DAAD recebe, até 31 de julho, candidaturas a bolsas em seu programa de pós-graduação em temas relevantes para o desenvolvimento, também conhecido por Aufbau. Brasileiros podem se candidatar a 40 dos 42 cursos oferecidos no atual edital. Eles concentram-se nas áreas de gestão, sustentabilidade, meio ambiente, agricultura, energia, saúde, planejamento regional, educação e outras. Os cursos iniciam-se em outubro de 2011 (salvo exceções), têm duração de um a dois anos e são ministrados em inglês e/ou alemão. É imprescindível que os candidatos tenham, pelo menos, dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido (estágios não são considerados) e, de preferência, atuem profissionalmente como líderes, gestores ou multiplicadores de conhecimento. Os cursos também aceitam candidatos pagantes ou financiados por outras fontes. Mais informações: http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm
 
Programa DAAD-DLR de bolsas para doutorado, pós-doc e cientistas seniores

O DLR é o centro alemão de pesquisa aeroespacial, com atuação científica nas áreas espacial, aeronáutica, de transporte e energia. Esta parceria do DAAD com o DLR oferece fomento a doutorandos (36 meses), pós-doutorandos (6 a 24 meses) e cientistas seniores (um a três meses) estrangeiros, altamente qualificados, para realizarem pesquisas especiais em um dos 29 institutos do DLR na Alemanha. As bolsas variam de 1000 euros (doutorando) a 2240 euros (seniores) mensais, havendo possibilidade de subsídio extra para viagem, seguro saúde e família apenas para doutorandos. Mais informações: www.daad.de/dlr As vagas são anunciadas uma a uma através de editais publicados no site acima. Prazos conforme cada edital.
 
Pacote de fomento DAAD-BMZ “Quality Network Biodiversity”

Financiado pelo Ministério da Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ), este programa fomenta medidas em prol da biodiversidade, envolvendo cientistas e alumni de instituições alemãs de ensino superior, bem como outros participantes das áreas de conservação e gestão de recursos naturais em países em desenvolvimento. O que pode ser fomentado: “fact-finding missions” preparatórias para cooperações institucionais; parcerias institucionais relacionadas ao tema; programas para alumni (ex-estudantes, ex-docentes, ex-pesquisadores) estrangeiros de instituições alemãs; programas de consultoria, por parte de professores alemães ou eméritos, na área da biodiversidade, para instituições de ensino superior de países em desenvolvimento. Os projetos podem ser fomentados por até quatro anos e precisam ser apresentados ao DAAD em Bonn pelo parceiro alemão. Mais informações: http://www.daad.de/entwicklung/hochschulen/zusammenarbeit/biodiversitaet/10105.en.html. Pedidos de esclarecimentos devem ser encaminhados à Sra. Sina Bremer (bremer@daad.de). Inscrições online até 15 de julho de 2010.
 
PAGEL – Programa DAAD-BMZ para parcerias institucionais na área de saúde

Projetos nas áreas de medicina, odontologia e de saúde em geral podem ser fomentados pelo Programa PAGEL, financiado pelo Ministério da Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ).  A iniciativa oferece a instituições de ensino superior alemãs e de países em desenvolvimento variadas possibilidades de cooperação. Podem ser fomentadas medidas conjuntas que visem à melhoria dos cursos de formação e aperfeiçoamento da área de saúde nos países em desenvolvimento, prepararem profissionalmente estudantes do exterior em universidades alemãs para atuação em seus países, bem como medidas de educação contínua para alumni em redes temáticas envolvendo universidades, organizações de cooperação para o desenvolvimento e autoridades de saúde de países em desenvolvimento e estágios de aprendizado nos países em desenvolvimento. O programa fomenta parcialmente os projetos e por um período máximo de quatro anos. Os projetos de parcerias devem ser apresentados ao DAAD em Bonn pelo parceiro alemão. Mais informações: http://www.daad.de/entwicklung/hochschulen/zusammenarbeit/aerzteprogramm/08102.en.html. Inscrições online até 31 de julho de 2010.

Editais

ERASMUS+ (University of Silesia in Katowice): Edital de Seleção (2018/2)

Ver mais


UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Agência UFPR Internacional I AUI
Rua XV de Novembro, 1457 | Fone: (41) 3360-5465
CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR